Marketing Digital: O que é e o que devo fazer?

Por Social Comunicação
15 · 2 · 21

O conceito de marketing digital não chega a ser um grande segredo, você provavelmente já sabe do que se trata.

Marketing Digital é o conjunto de ferramentas e atividades que uma empresa/marca ou projeto executa na internet (online) querendo concretizar o maior número possível de conversões (que podem ser vendas, adesões a um projeto ou simplesmente a captação de novos leads para o e-mail marketing).

O problema é que ao mesmo tempo em que o conceito parece simples e tranquilo de se entender, as possibilidades de ação são inúmeras e nesse momento é que nos deparamos com uma questão fundamental: Por qual caminho seguir?

Tenha um objetivo

Em uma passagem clássica de “O Senhor dos Anéis”, Frodo cita seu tio Bilbo ao falar sobre o que é uma viagem:

‘É perigoso sair porta afora, Frodo’, ele costumava dizer. ‘Você pisa na Estrada, e se não controlar seus pés, não há como saber até onde você pode ser levado…’”

O marketing digital nos faz correr esse mesmo perigo. Por quais caminhos seguir? Devo criar uma conta no Instagram ou apenas no Facebook? Devo estar no Twitter? Preciso estar em todas as redes sociais que existirem? E e-mail, preciso mandar?

A verdade é que não existe uma resposta única para estas perguntas. Tudo depende de onde você quer chegar. Para escolher uma estrada é preciso conhecer o destino.

Às vezes precisa fugir do óbvio

Alguns clientes chegam na Social Comunicação para apagar incêndios, que é quando um projeto precisa de resultados urgentes em curto prazo e os clientes não sabem como atingir estes resultados.

Um cliente certa vez nos ligou pedindo ajuda porque o site dele estava perdendo muito acesso e as redes eram a única fonte de visitantes, o que implicava que ele precisava ficar constantemente publicando conteúdos, em um ritmo que não era possível a ele seguir, para que pudesse ter visitas e, consequentemente conversões em seu site. Ele queria um site novo, repaginado, porque o layout estava muito antigo.

Nós conhecíamos muito bem o site, porque nós mesmos havíamos feito! 10 anos atrás!!! Depois de uma breve análise das visitas foi fácil concluir que o problema não estava necessariamente no layout do site (embora de fato precisasse de uma atualização), mas estava na programação do conteúdo interno do site. Ou seja, o que precisava com urgência ser refeito era o blog e o trabalho de SEO.

O site passou incríveis 5 anos em primeiro lugar nas buscas para as palavras-chave relevantes a este cliente, mesmo ele não tendo feito nenhum esforço para manter o SEO bem feito ao longo desse tempo.

Mas depois de mais alguns anos o Google indexou outros sites na frente dele e com isso as visitas caíram.

O conceito de marketing digital não chega a ser um grande segredo, você provavelmente já sabe do que se trata.  Marketing Digital é o conjunto de ferramentas e atividades que uma empresa/marca ou projeto executa na internet (online) querendo concretizar o maior número possível de conversões (que podem ser vendas, adesões a um projeto ou simplesmente a captação de novos leads para o e-mail marketing). O problema é que ao mesmo tempo em que o conceito parece simples e tranquilo de se entender, as possibilidades de ação são inúmeras e nesse momento é que nos deparamos com uma questão fundamental: Por qual caminho seguir? Tenha um objetivo Em uma passagem clássica de “O Senhor dos Anéis”, Frodo cita seu tio Bilbo ao falar sobre o que é uma viagem: 'É perigoso sair porta afora, Frodo', ele costumava dizer. 'Você pisa na Estrada, e se não controlar seus pés, não há como saber até onde você pode ser levado…'” O marketing digital nos faz correr esse mesmo perigo. Por quais caminhos seguir? Devo criar uma conta no Instagram ou apenas no Facebook? Devo estar no Twitter? Preciso estar em todas as redes sociais que existirem? E e-mail, preciso mandar?  A verdade é que não existe uma resposta única para estas perguntas. Tudo depende de onde você quer chegar. Para escolher uma estrada é preciso conhecer o destino.  Às vezes precisa fugir do óbvio Alguns clientes chegam na Social Comunicação para apagar incêndios, que é quando um projeto precisa de resultados urgentes em curto prazo e os clientes não sabem como atingir estes resultados. Um cliente certa vez nos ligou pedindo ajuda porque o site dele estava perdendo muito acesso e as redes eram a única fonte de visitantes, o que implicava que ele precisava ficar constantemente publicando conteúdos, em um ritmo que não era possível a ele seguir, para que pudesse ter visitas e, consequentemente conversões em seu site. Ele queria um site novo, repaginado, porque o layout estava muito antigo. Nós conhecíamos muito bem o site, porque nós mesmos havíamos feito! 10 anos atrás!!! Depois de uma breve análise das visitas foi fácil concluir que o problema não estava necessariamente no layout do site (embora de fato precisasse de uma atualização), mas estava na programação do conteúdo interno do site. Ou seja, o que precisava com urgência ser refeito era o blog e o trabalho de SEO. O site passou incríveis 5 anos em primeiro lugar nas buscas para as palavras-chave relevantes a este cliente, mesmo ele não tendo feito nenhum esforço para manter o SEO bem feito ao longo desse tempo.  Mas depois de mais alguns anos o Google indexou outros sites na frente dele e com isso as visitas caíram.   E como sei por onde seguir? Você sabe, intuitivamente, por onde seguir para resolver o problema do seu negócio. Não caia em conversa de quem chega com soluções mágicas, fórmulas mirabolantes e promessas fáceis. Em geral é muito papo e pouco trabalho.  Ninguém conhece melhor o seu negócio ou a sua marca ou projeto do que você que está envolvido diretamente e rotineiramente em resolver os problemas relacionados a ele. Então o primeiro passo é ter confiança.  Depois é preciso focar no objetivo. Se seu objetivo é vender um curso para mulheres de 40 a 55 anos, não é preciso que você foque suas energias em uma rede como o Tik-Tok, o seu público não está lá! Da mesma forma, é melhor você ter 500 seguidoras, todas mulheres de 40 a 55 anos no Instagram do que ter 1 milhão de jovens de 18 a 22 anos te seguindo.  Quando você sabe quem atingir, a famosa persona, você entende melhor que tipo de ação precisa tomar e que tipo de ação pode ser mais efetiva.  É claro que é sempre bom contar com um time de especialistas, mas não delegue sua vida a esse time. Seu projeto é seu e só você o entende tão bem. Então desconfie quando alguém te passar um plano de marketing sem ter ideia de qual é seu objetivo.  O Marketing Digital pode e deve ser uma ferramenta de todos. Pessoas, empresas, ONGs, Associações, Igrejas e até profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho, por exemplo.  Mas cada um deve fazer aquilo que seu objetivo indica como necessidade. Ou então serão tempo e dinheiro transformados em frustração ao invés de sucesso.  E aí, qual o seu projeto?
Marketing Digital apresenta muitas alternativas. Como escolher qual caminho seguir?

Marketing Digital: por onde seguir?

Você sabe, intuitivamente, por onde seguir para resolver o problema do seu negócio. Não caia em conversa de quem chega com soluções mágicas, fórmulas mirabolantes e promessas fáceis. Em geral é muito papo e pouco trabalho.

Ninguém conhece melhor o seu negócio ou a sua marca ou projeto do que você que está envolvido diretamente e rotineiramente em resolver os problemas relacionados a ele. Então o primeiro passo é ter confiança.

Depois é preciso focar no objetivo. Se seu objetivo é vender um curso para mulheres de 40 a 55 anos, não é preciso que você foque suas energias em uma rede como o Tik-Tok, o seu público não está lá! Da mesma forma, é melhor você ter 500 seguidoras, todas mulheres de 40 a 55 anos no Instagram do que ter 1 milhão de jovens de 18 a 22 anos te seguindo.

Quando você sabe quem atingir, a famosa persona, você entende melhor que tipo de ação precisa tomar e que tipo de ação pode ser mais efetiva.

É claro que é sempre bom contar com um time de especialistas, mas não delegue sua vida a esse time. Seu projeto é seu e só você o entende tão bem. Então desconfie quando alguém te passar um plano de marketing sem ter ideia de qual é seu objetivo.

O Marketing Digital pode e deve ser uma ferramenta de todos. Pessoas, empresas, ONGs, Associações, Igrejas e até profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho, por exemplo.

Mas cada um deve fazer aquilo que seu objetivo indica como necessidade. Ou então serão tempo e dinheiro transformados em frustração ao invés de sucesso.

E aí, qual o seu projeto?

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