E-mail Marketing: O que é e como usar

Por Social Comunicação
02 · 2 · 21

O E-mail Marketing é uma estratégia do Marketing Digital, elaborada com base no envio de e-mails para uma determinada lista de contatos. Esta lista pode ser composta por e-mails de clientes e ex-clientes ou leads gerados através de outras estratégias, como o inbound marketing.

Uma campanha feita para E-mail Marketing pode ser elaborada a partir de um texto ou HTML e conter produtos, promoções ou até mesmo conteúdos específicos. As mensagens são enviadas a partir de ferramentas de disparo gratuitas ou pagas e, atualmente, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige prévio consentimento para envio deste tipo de conteúdo.

Embora muita gente na área da comunicação não dê o devido valor aos e-mails, uma pesquisa recente do site Statista, inferiu que em 2019 quase 3 bilhões de pessoas usavam e-mails.

Mas não é só as pessoas da área da comunicação que têm preconceito com o e-mail marketing, muita gente ainda associa o envio de e-mails às más práticas, como o SPAM.

Aqui falaremos mais sobre o que é o e-mail marketing, mas também daremos dicas de boas práticas e de como melhorar a sua entrega e abertura.

“Quais canais sua empresa utiliza para o marketing? Marque todas que se apliquem” – Fonte: HubSpot State of Marketing

O que é E-mail Marketing

Em bom português e-mail marketing são técnicas que ajudam a convencer alguém a comprar um produto ou serviço que se baseiam no disparo de e-mails para um público proveniente de uma base de clientes ou ex-clientes ou ainda leads que foram gerados através de outras táticas e estratégias.

Concebido inicialmente para deixar mensagens simples sem que o destinatário precisasse estar presente no momento do envio, o e-mail cumpriu durante algum tempo a mesma tarefa que uma secretária eletrônica. Passou algum tempo sendo utilizado apenas para envio de mensagens pessoais, como um…correio eletrônico.

Em algum momento os profissionais de marketing entenderam o potencial dos e-mail marketing e foi então que se deu início o SPAM. As empresas faziam disparos indiscriminados e sem qualquer consentimento aos consumidores, lotando as contas dos usuários com conteúdo indesejado. Algumas fazem isso até hoje!

Com isso os maiores provedores de e-mail (Hotmail, Yahoo, Gmail, entre outros) começaram a fazer uma filtragem prévia, bloqueando e-mails com conteúdo suspeito. Ao mesmo tempo os usuários passaram a apagar e ignorar mensagens das empresas em suas caixas postais.

A partir daí surgiu um sistema (e que funciona até hoje) de qualificação das contas de e-mail, onde as contas que fazem mal uso vão perdendo pontos e com isso sendo bloqueadas ou encaminhadas para a caixa de SPAM automaticamente.

Boas práticas de E-mail Marketing

Algumas das boas práticas que podem te ajudar a ter uma boa entrega (ou seja, que a maior parte dos e-mails disparados caiam na caixa principal e não na caixa de ‘promoções’ ou de ‘spam’) e, consequentemente, aumentar o seu Retorno Sobre o Investimento (em inglês, ROI).

Contrate uma ferramenta de disparo de e-mail marketing

Existem opções pagas e gratuitas de ferramentas de disparo. As mais famosas são Mailchimp, RD Station, entre outras tantas.

O custo varia conforme o número de contatos que você possui e a quantidade de disparos por mês que você pretende efetuar. 

Personalize o assunto dos e-mails (e personalize tudo que puder!)

Muitas das ferramentas permitem que você coloque campos dinâmicos tanto no assunto quanto no corpo do e-mail, permitindo, por exemplo, que você insira o nome do destinatário no próprio assunto ou no corpo do e-mail.

Claro, é preciso ter essa informação antes do disparo, mas basta que o seu formulário de inscrição pergunte o nome para que você possa fazer isso.

Tenha um layout bonito e responsivo

Ninguém gosta de layouts feios. E isso influencia mais do que as pessoas costumam pensar. Muda o tempo em que você fica com um site em sua frente, a quantidade de texto que você lê e até a percepção de confiança que você tem no conteúdo que recebe.

Por isso capriche no layout e lembre-se que muita gente abre e-mail no celular, portanto é fundamental que seu layout se adapte aos diferentes tamanhos de tela (que seja responsivo).

Social Comunicação

Posts Relacionados

Landing Page: 10 dicas para não errar

Landing Page: 10 dicas para não errar

Landing Page é um termo em inglês que significa, literalmente, página de pouso ou página de aterrissagem. Também podem ser chamadas de páginas de conversão, as Landing Pages são utilizadas no marketing digital em campanhas em redes sociais ou anúncios em páginas de...

Marketing Digital: O que é e o que devo fazer?

Marketing Digital: O que é e o que devo fazer?

O conceito de marketing digital não chega a ser um grande segredo, você provavelmente já sabe do que se trata. Marketing Digital é o conjunto de ferramentas e atividades que uma empresa/marca ou projeto executa na internet (online) querendo concretizar o maior número...

Storytelling Marketing: O que é? Conheça exemplos

Storytelling Marketing: O que é? Conheça exemplos

A tradução de Storytelling é, em bom português, contar uma história. Mas como Storytelling pode se relacionar com o marketing? Bem, a essa altura você já entendeu que vender ou converter não é simplesmente apresentar o menor preço, certo? Já falamos sobre como o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *