Para falar de inbound marketing, é preciso entender o que é o marketing. Marketing é o conjunto de técnicas que buscam vender produtos (ou serviços). Dentro do marketing estão as promoções, os preços, os locais de venda, tamanho do estoque, enfim, tudo que envolve a venda de um produto ou serviço.
Normalmente as pessoas entendem mais como marketing a parte chamada de Outbound Marketing (numa tradução literal ‘marketing de saída’), que é basicamente a busca ativa atrás de clientes com o perfil ideal daquilo que se procura converter (venda de produto, de serviço ou adesão a um projeto, por exemplo). Ou seja, a empresa sai em busca de clientes. Exemplos de Outbound Marketing são as propagandas que você vê em sites ou na televisão.
Mas o marketing digital descobriu (o termo correto talvez seja redescobriu) o Inbound Marketing (ou marketing de entrada ou marketing de atração), que é basicamente o oposto do Outbound Marketing. Ao invés de sair em busca dos clientes, que tal os clientes chegarem até você? Muito melhor e mais barato, certo?
É por isso que é importante entender a jornada de compra e o funil de vendas, para que as estratégias e táticas ligadas ao Inbound marketing se realizem de modo complementar e tragam os melhores resultados possíveis.
Quando os clientes chegam até você através de um site ou de um blog, ou do relacionamento que você construiu através de perfis nas redes sociais (pense em quanto é divertido o perfil da Netflix nas redes…), sua empresa/marca ou seu serviço/projeto deixa de serem apenas mais um e passam a ser aquele que responde dúvidas no twitter, sabe? Ou seja, você avança uma casa no relacionamento que constrói com os consumidores.
Um bom método para estruturar o inbound marketing de sua empresa é seguir três pilares principais:
- Marketing de Conteúdo
- SEO (Search Engine Optimization)
- Redes Sociais
Algo muito importante a respeito dessa estratégia de marketing é saber ouvir e entender as necessidades dos clientes. Claro, quando uma empresa faz uma propaganda ela não pode ouvir o que o consumidor acha daquilo, a não ser custeando uma pesquisa qualitativa ou quantitativa a respeito da própria propaganda.
No entanto, numa página de rede social é sempre possível que os consumidores comentem aquilo que acham, facilitando a vida de quem está atento/atenta às necessidades das pessoas.
A ideia básica é atrair o consumidor para sua marca de forma indireta, seja através de um link bem posicionado no Google, seja através de um artigo em um blog institucional.
E como funciona o Inbound Marketing?
Enquanto a prospecção tradicional consiste em enviar e-mails ofertando os produtos e/ou serviços ou ainda expondo outdoors ou pagando caríssimo para que sua empresa ou projeto tenha alguma atenção da mídia especializada ou apenas apareça na programação e muito pouco disso pode ser mensurável em termos de “quantas pessoas viram, quantas pessoas prestaram atenção, quantas das pessoas que viram converteram em vendas/conversão”; a estratégia do Inbound Marketing é exatamente contrapor com estratégias e práticas perfeitamente mensuráveis e de simples métricas para saber se o ROI (Retorno sobre o investimento, em inglês Return Of Investiment) está satisfatório.
Segundo dados do “E-commerce Trends”, quase 70% das pessoas descobrem lojas virtuais por meio de perfis nas redes sociais.
Então, ainda que seu público tenha menos acesso à internet, é preciso lembrar que muitas das operadoras dão acesso gratuito a algumas redes sociais. E se você não chegar até esta pessoa, pode ter certeza, seu concorrente chegará.
Como alcançar as pessoas certas?
O primeiro passo é entender o que o seu público está buscando. A partir daí ir construindo conteúdo que faça sentido a este público e fazendo a sua parte no SEO, para que os resultados apareçam nas buscas que este público fizer.
Outras estratégias envolvem:
- Promoção dos conteúdos produzidos em seu site e redes sociais
- Utilizando uma boa estratégia nas redes sociais
- Sempre utilizando a rede que faz sentido para seu público
- Elaborando conteúdos que faça seu público percorrer a jornada de compras e as etapas do funil de vendas
Existem muitas outras técnicas, mas para um começo de trabalho estas já fazem muito sentido para quem nunca tentou o Inbound Marketing. Você pode usar algumas das dicas de produtividade e as ferramentas gratuitas que indicamos, para facilitar seu trabalho.