O tempo é o recurso mais escasso que existe. Não se pode comprar mais, não se pode fazer uma reserva e utilizar no momento desejado, enfim, é um recurso extremamente valioso. Ao mesmo tempo é um recurso que pode ser democrático, até certo ponto.
O dia de todo mundo tem 24 horas, certo? É claro que algumas pessoas possuem mais tarefas para serem executadas do que outras, sobretudo num contexto de pandemia.
Utilizar o tempo de forma eficiente é fundamental para que você possa executar o maior número de tarefas e, em última instância, ganhar mais ou menos dinheiro.
Uma boa profissional sabe usar seu expediente de forma a ter:
- Produtividade
- Qualidade
- Eficiência
Quando não temos esses três pontos, ficamos com o sentimento de que trabalhamos muito e não conseguimos realizar nada. Uma sensação que aumenta o grau de estresse e consequentemente aumenta o cansaço recorrente no final do dia.
Para se alcançar sucesso com relação a esse assunto, elaboramos 5 dicas que para uma gestão de tempo eficiente.
O que você ganha com uma gestão de tempo eficiente?
Uma gestão de tempo eficaz permite que você aumente a objetividade e garanta qualidade naquilo que você realiza profissionalmente, garantindo satisfação no desenvolvimento dos trabalhos.
Um profissional organizado evita atrasos nas entregas e não comprometem projetos ou compromissos diários da empresa.
O aumento da produtividade também é resultado disso e a quantidade de retrabalho praticamente diminui exponencialmente quando seu tempo é bem organizado.
Quando você sabe o que priorizar e sabe o que não priorizar gasta energia naquilo que é necessário e diminui as distrações, aumentando a entrega e a qualidade daquilo que é entregue.
Desta forma, as atividades são desenvolvidas de maneira focada e tranquila, atendendo as expectativas e possíveis problemas que possam ocorrer são resolvidos com qualidade e rapidez.
Qual a relação entre produtividade e gestão de tempo?
Quando você sabe com antecedência aquilo que precisa ser realizado e é capaz de fazer um planejamento prévio para realizar os compromissos e tarefas você gasta menos tempo e produz muito mais.
O ideal é que o profissional consiga relacionar o tempo disponível e as diversas tarefas a serem realizadas com qualidade durante o expediente.
Desta forma, antes de iniciar o seu dia, já se sabe quais as dificuldades que terão de serem enfrentadas para realizar os trabalhos, ou seja, planejando-se conseguirá cumprir suas obrigações, garantindo entregas sem perder qualidade, ou pelo menos, quando inevitável, sabendo de antemão aquilo que irá atrasar.