5 Dicas para melhorar sua gestão de tempo e ter mais produtividade

Por Social Comunicação
18 · 1 · 21
O tempo é o recurso mais escasso que existe. Não se pode comprar mais, não se pode fazer uma reserva e utilizar no momento desejado, enfim, é um recurso extremamente valioso. Ao mesmo tempo é um recurso que pode ser democrático, até certo ponto.

O dia de todo mundo tem 24 horas, certo? É claro que algumas pessoas possuem mais tarefas para serem executadas do que outras, sobretudo num contexto de pandemia.

Utilizar o tempo de forma eficiente é fundamental para que você possa executar o maior número de tarefas e, em última instância, ganhar mais ou menos dinheiro.

Uma boa profissional sabe usar seu expediente de forma a ter:

  • Produtividade
  • Qualidade
  • Eficiência

Quando não temos esses três pontos, ficamos com o sentimento de que trabalhamos muito e não conseguimos realizar nada. Uma sensação que aumenta o grau de estresse e consequentemente aumenta o cansaço recorrente no final do dia.

Para se alcançar sucesso com relação a esse assunto, elaboramos 5 dicas que para uma gestão de tempo eficiente.

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O que você ganha com uma gestão de tempo eficiente?

Uma gestão de tempo eficaz permite que você aumente a objetividade e garanta qualidade naquilo que você realiza profissionalmente, garantindo satisfação no desenvolvimento dos trabalhos.

Um profissional organizado evita atrasos nas entregas e não comprometem projetos ou compromissos diários da empresa.

O aumento da produtividade também é resultado disso e a quantidade de retrabalho praticamente diminui exponencialmente quando seu tempo é bem organizado.

Quando você sabe o que priorizar e sabe o que não priorizar gasta energia naquilo que é necessário e diminui as distrações, aumentando a entrega e a qualidade daquilo que é entregue.

Desta forma, as atividades são desenvolvidas de maneira focada e tranquila, atendendo as expectativas e possíveis problemas que possam ocorrer são resolvidos com qualidade e rapidez.

Qual a relação entre produtividade e gestão de tempo?

Quando você sabe com antecedência aquilo que precisa ser realizado e é capaz de fazer um planejamento prévio para realizar os compromissos e tarefas você gasta menos tempo e produz muito mais.

O ideal é que o profissional consiga relacionar o tempo disponível e as diversas tarefas a serem realizadas com qualidade durante o expediente.

Desta forma, antes de iniciar o seu dia, já se sabe quais as dificuldades que terão de serem enfrentadas para realizar os trabalhos, ou seja, planejando-se conseguirá cumprir suas obrigações, garantindo entregas sem perder qualidade, ou pelo menos, quando inevitável, sabendo de antemão aquilo que irá atrasar.

Existem práticas para adotar uma gestão de tempo eficiente?

Existem práticas para adotar uma gestão de tempo eficiente?Existem algumas práticas que podem ser adotadas para que a gestão de tempo eficiente faça parte da sua vida profissional. Listamos 5 delas:

1. Defina prioridades

Definir prioridades é essencial para que os esforços sejam dirigidos às tarefas mais urgentes.Comece seu trabalho pelas tarefas mais importantes e que não podem falhar. Depois volte sua atenção àquelas que possuem menor importância, deixando para o final as que não impactam no andamento dos processos.

2. Elimine distrações ou limite o tempo delas

Gestão de tempo eficiente é gestão de tempo sem distrações. Quando você foca sua atenção para atividades que não são necessárias você se distrai e o tempo vai embora. 

Em geral os maiores problemas encontram-se nas redes sociais (incluindo WhatsApp) e nas consultas realizadas na internet que não estão ligadas às tarefas que você linkou como urgentes.

É impossível para você?

Então separe um tempo na sua organização diária para estas distrações, desta forma você limita o tempo perdido. Seja disciplinado nisso.

3. Faça check-lists

Fazer check-list das tarefas que precisam ser desenvolvidas, colocadas em ordem de prioridade, é a melhor ferramenta para gerir bem o seu tempo.

Essa lista de tarefas deve ser diária e irá demonstrar o seu volume de trabalho e se ele está acima das possibilidades. Neste último caso alternativas precisarão ser avaliadas para que as obrigações sejam cumpridas.

De todo modo, com um check-list você evita surpresas desagradáveis.

4. Aproveite as tecnologias

Existem excelentes aplicativos que podem auxiliar na gestão de tempo e produtividade.

Você encontra diversas opções na internet que podem servir de apoio às diversas tarefas administrativas do cotidiano.Faça uma avaliação a respeito e adote as que lhe parecer mais úteis. Você pode pesquisar no Google Drive opções de tabelas já prontas e utilizar ou partir para aplicativos. 

Aqui na Social Comunicação nós utilizamos a versão gratuita do ClickUp, mas existem muitas outras opções mais complexas e outras tantas mais simples.

5. Minimize a sobrecarga de trabalho

Saiba seus limites e os limites de seus colaboradores, se for seu caso. Listar mais tarefas do que é possível realizar não melhora sua produtividade, ao contrário, aumenta sua frustração e desânimo, o que no médio e longo prazo podem ser prejudiciais ao seu trabalho.

Social Comunicação

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