SEO: O que é e como pode te fazer ganhar dinheiro

Por Social Comunicação
25 · 1 · 21

Os últimos anos reforçaram a importância do Marketing Digital para empresas e projetos. A pandemia que atingiu todo o mundo em 2020 reforçou a necessidade de se comunicar no mundo digital e acelerou alguns processos que já caminhavam na direção da internet.

As empresas buscam cada vez mais formas para atrair clientes, seja com conteúdo, seja com anúncios no Google, Youtube e redes sociais.

E é justamente nisso que um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization) pode te fazer ganhar mais dinheiro, gastando muito menos.

O que é SEO?

SEO é uma sigla em inglês que significa Otimização para os Mecanismos de Busca. Em outras palavras é organizar o seu site para aparecer melhor colocado nas buscas do Google.

O Google é o maior buscador do planeta. É o lugar onde todos nós vamos buscar as informações que precisamos, seja uma dúvida rotineira, uma pesquisa de preços, o telefone de alguma empresa ou um serviço que estamos precisando.

Sempre que alguém faz uma pesquisa o Google tenta apresentar os melhores e mais relevantes resultados, ou seja, os sites que apresentam o maior número das informações que a pessoa está buscando.

Acontece que existem centenas de milhares de sites que respondem praticamente quaisquer dúvidas que nós tenhamos. E como o Google escolhe qual resultado mostrar antes e qual deixa para as páginas secundárias?

Aí é que entra a otimização para mecanismos de busca ou Search Engine Optmization.

O trabalho de SEO é, na prática, um conjunto variado de técnicas que ajudam os algoritmos e robôs dos buscadores (principalmente Bing e Google) a entenderem que o site em questão é importante e relevante para responder uma pergunta feita por um usuário.
Quando você faz uma pergunta aos buscadores os robôs e algoritmos procuram em suas imensas bases de dados quais os melhores resultados para aquela pergunta. É função de quem faz o seu site informar bem estes robôs e algoritmos, através do trabalho de SEO.

E como eu ganho dinheiro com SEO?

Aparecer bem nos resultados das pesquisas do Google ou do Bing é muito importante que seu negócio, empresa ou serviço tenha um ganho de autoridade no mundo digital.

Pouquíssimas pessoas avançam para a segunda ou terceira páginas dos resultados, o que significa que estar nelas é o mesmo que não estar na pesquisa. A verdade é essa.

Quando você faz uma busca por um serviço os buscadores te mostram 2 resultados: os anúncios e os resultados orgânicos. Quando você trabalha bem o SEO você pode começar a aparecer entre os primeiros resultados orgânicos para as buscas relacionadas ao seu negócio, fazendo com que você adquira novos clientes sem a necessidade de pagar por anúncios.

A vantagem do SEO é que você investe uma vez para ter resultados duradouros. Blogs de empresas podem receber milhares de visitas de postagens feitas anos atrás. Imagine a quantidade de dinheiro economizada para atrair novos consumidores (leads)?!

Como funcionam os buscadores?

Os mecanismos de buscam utilizam sistemas com inteligência artificial e aprendizado de máquinas (algoritmos) que vão classificando as páginas da internet (web) por temas e/ou termos, elencando qual página tem maior relevância (ou seja, qual apresenta o melhor resultado) para aquela busca específica.

O Google, maior buscador hoje em dia, utiliza basicamente três processos para fazer suas escolhas.

  • Rastreamento

O primeiro, claro, é rastrear seu site. É um processo onde os robôs do Google (Googlebots) encontra novas páginas e anexa essas URLs ao seu banco de dados. Alguns algoritmos são utilizados para determinar com quê prioridade e com qual frequência determinados sites precisam ser indexados.

Um site de notícias, por exemplo, precisa ser encontrado mais rapidamente do que um site estático.

  • Indexação

Esta é a parte mais importante. Indexação é o processo no qual o Google (ou Bing) colocam o site em questão em seus índices, disponibilizando como resultado das buscas.

Informações como conteúdo, título, data de publicação, descrição, performance do site, região, tudo isso é indexado.

  • Busca

E por último estão as buscas. Neste processo o Google (e o Bing!) utiliza todas as informações que colheu nos processos anteriores para elencar nas páginas de resultados quais sites devem constar nas primeiras páginas e quais sites devem ficar para trás.

Essa escolha é feita baseada naquilo que o usuário está buscando, ou seja, quais sites trarão as respostas que determinada pessoa perguntou ao buscador. Também é bom lembrar que esses resultados não são estáticos e mudam com alguma frequência.

Por isso mesmo que você esteja em um nicho com muita concorrência ainda assim é possível aparecer em primeiro lugar nas buscas. Mas é preciso entender que isso leva tempo.

Social Comunicação

Posts Relacionados

Landing Page: 10 dicas para não errar

Landing Page: 10 dicas para não errar

Landing Page é um termo em inglês que significa, literalmente, página de pouso ou página de aterrissagem. Também podem ser chamadas de páginas de conversão, as Landing Pages são utilizadas no marketing digital em campanhas em redes sociais ou anúncios em páginas de...

Marketing Digital: O que é e o que devo fazer?

Marketing Digital: O que é e o que devo fazer?

O conceito de marketing digital não chega a ser um grande segredo, você provavelmente já sabe do que se trata. Marketing Digital é o conjunto de ferramentas e atividades que uma empresa/marca ou projeto executa na internet (online) querendo concretizar o maior número...

Storytelling Marketing: O que é? Conheça exemplos

Storytelling Marketing: O que é? Conheça exemplos

A tradução de Storytelling é, em bom português, contar uma história. Mas como Storytelling pode se relacionar com o marketing? Bem, a essa altura você já entendeu que vender ou converter não é simplesmente apresentar o menor preço, certo? Já falamos sobre como o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *