Storytelling Marketing: O que é? Conheça exemplos

Por Social Comunicação
03 · 2 · 21

A tradução de Storytelling é, em bom português, contar uma história. Mas como Storytelling pode se relacionar com o marketing? Bem, a essa altura você já entendeu que vender ou converter não é simplesmente apresentar o menor preço, certo?

Já falamos sobre como o Inbound Marketing pode ajudar no processo de convencimento, através do funil de vendas e tudo que envolve o marketing de conteúdo.

Não é complicado concluir, portanto, que vender/converter é um processo que envolve confiança, proximidade das pessoas com seu projeto/produto/marca. E é aí que entra o conceito de Contar Histórias para vender ou simplesmente Storytelling Marketing.

É uma forma de agregar valor ao seu projeto ou produto (ou marca) e encantar as pessoas para o mesmo objetivo que você pretende alcançar. Contando uma história é possível criar conceitos (ou explica-los) e encantar as pessoas. Através dessa técnica você pode transformar um cliente em fã de seu projeto ou empresa.

O que é Storytelling?

União das palavras inglesas “história” (story) e “contar” (tell), portanto “contar histórias”. Mas Storytelling é mais do que simplesmente contar uma história. É como se você tentasse convencer alguém de alguma coisa utilizando uma história como argumento.

Para fazer isso é preciso cumprir algumas etapas. A primeira delas é saber definir qual a persona que você está buscando. Uma vez feita a definição é hora de ouvir, ler e entender o que a persona quer e está buscando.

E como o Storytelling Marketing (contar histórias) pode me fazer ter sucesso?

Algumas pesquisas indicam que quando se ouve uma história, diversas áreas do cérebro são ativadas, não apenas as áreas ligadas à escuta. Mas nem precisaria de pesquisa para entender isso, né?

Você certamente já ouviu alguma história. Talvez tenha dado risada ou talvez tenha chorado, depende, é claro, da história. Mas o fato é que é mais simples lembrar de fatos quando eles estão inseridos em uma história.

Da mesma forma, quando sua empresa/projeto conta uma história, ela também gera um sentimento no ouvinte/leitor. E é por isso que é importante saber o máximo possível da persona que interessa ao seu projeto (ou produto). Quanto mais você conhece, maior a chance de causar a emoção que espera na persona. Sabendo as dificuldades da persona você saberá construir uma história que apresente a melhor solução.

Com isso as pessoas terão lembrança de sua marca e mais do que isso, boas lembranças. Lembranças com significados.

E como fazer um bom Storytelling Marketing?

Você pode utilizar o Storytelling na hora de escrever em um blog, em uma sequência de postagens nas redes sociais ou ainda em forma de vídeos no youtube, contando casos que acionem algum gatilho emocional na persona que seu projeto busca converter.

Além disso você pode e deve utilizar de alguns recursos, tais como:

Foco na persona

A história precisa chegar na persona, não na pessoa que escreveu o roteiro. Lembre-se de pesquisar sobre quem será o ouvinte ou a leitora de seu conteúdo. É este o caminho.

Tente criar roteiros que aproximem a persona em com seu projeto/produto. A persona precisa se identificar na história, se colocar na situação que é contada.

Objetivos claros funcionam

Boas histórias possuem começo, meio e fim. Um bom storytelling marketing tem começo, meio e fim com um objetivo muito claro de demonstrar alguma coisa.

Para que fique mais claro, veja essa propaganda do Google da Índia (você pode assistir com legendas em inglês ou então sem legenda, você vai perceber que o objetivo é tão óbvio que mesmo sem entender os diálogos você compreende a história):

Seja criativo

Fácil de falar, complicado de fazer. Tenha em mente que o cérebro humano é um músculo e pode ser treinado.

Confie no seu planejamento, foque no objetivo que deseja alcançar e faça muitas conversas. Anote as ideias, deixe as ideias descansarem e reveja as ideias no dia seguinte.

Para se pensar ‘fora da caixa’ é preciso se enfiar em muitas delas primeiro.

Social Comunicação

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