O E-mail Marketing é uma estratégia do Marketing Digital, elaborada com base no envio de e-mails para uma determinada lista de contatos. Esta lista pode ser composta por e-mails de clientes e ex-clientes ou leads gerados através de outras estratégias, como o inbound marketing.
Uma campanha feita para E-mail Marketing pode ser elaborada a partir de um texto ou HTML e conter produtos, promoções ou até mesmo conteúdos específicos. As mensagens são enviadas a partir de ferramentas de disparo gratuitas ou pagas e, atualmente, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige prévio consentimento para envio deste tipo de conteúdo.
Embora muita gente na área da comunicação não dê o devido valor aos e-mails, uma pesquisa recente do site Statista, inferiu que em 2019 quase 3 bilhões de pessoas usavam e-mails.
Mas não é só as pessoas da área da comunicação que têm preconceito com o e-mail marketing, muita gente ainda associa o envio de e-mails às más práticas, como o SPAM.
Aqui falaremos mais sobre o que é o e-mail marketing, mas também daremos dicas de boas práticas e de como melhorar a sua entrega e abertura.
O que é E-mail Marketing
Em bom português e-mail marketing são técnicas que ajudam a convencer alguém a comprar um produto ou serviço que se baseiam no disparo de e-mails para um público proveniente de uma base de clientes ou ex-clientes ou ainda leads que foram gerados através de outras táticas e estratégias.
Concebido inicialmente para deixar mensagens simples sem que o destinatário precisasse estar presente no momento do envio, o e-mail cumpriu durante algum tempo a mesma tarefa que uma secretária eletrônica. Passou algum tempo sendo utilizado apenas para envio de mensagens pessoais, como um…correio eletrônico.
Em algum momento os profissionais de marketing entenderam o potencial dos e-mail marketing e foi então que se deu início o SPAM. As empresas faziam disparos indiscriminados e sem qualquer consentimento aos consumidores, lotando as contas dos usuários com conteúdo indesejado. Algumas fazem isso até hoje!
Com isso os maiores provedores de e-mail (Hotmail, Yahoo, Gmail, entre outros) começaram a fazer uma filtragem prévia, bloqueando e-mails com conteúdo suspeito. Ao mesmo tempo os usuários passaram a apagar e ignorar mensagens das empresas em suas caixas postais.
A partir daí surgiu um sistema (e que funciona até hoje) de qualificação das contas de e-mail, onde as contas que fazem mal uso vão perdendo pontos e com isso sendo bloqueadas ou encaminhadas para a caixa de SPAM automaticamente.
Boas práticas de E-mail Marketing
Algumas das boas práticas que podem te ajudar a ter uma boa entrega (ou seja, que a maior parte dos e-mails disparados caiam na caixa principal e não na caixa de ‘promoções’ ou de ‘spam’) e, consequentemente, aumentar o seu Retorno Sobre o Investimento (em inglês, ROI).
Contrate uma ferramenta de disparo de e-mail marketing
Existem opções pagas e gratuitas de ferramentas de disparo. As mais famosas são Mailchimp, RD Station, entre outras tantas.
O custo varia conforme o número de contatos que você possui e a quantidade de disparos por mês que você pretende efetuar.
Personalize o assunto dos e-mails (e personalize tudo que puder!)
Muitas das ferramentas permitem que você coloque campos dinâmicos tanto no assunto quanto no corpo do e-mail, permitindo, por exemplo, que você insira o nome do destinatário no próprio assunto ou no corpo do e-mail.
Claro, é preciso ter essa informação antes do disparo, mas basta que o seu formulário de inscrição pergunte o nome para que você possa fazer isso.
Tenha um layout bonito e responsivo
Ninguém gosta de layouts feios. E isso influencia mais do que as pessoas costumam pensar. Muda o tempo em que você fica com um site em sua frente, a quantidade de texto que você lê e até a percepção de confiança que você tem no conteúdo que recebe.
Por isso capriche no layout e lembre-se que muita gente abre e-mail no celular, portanto é fundamental que seu layout se adapte aos diferentes tamanhos de tela (que seja responsivo).